10 ferramentas para reportagens mais interativas

No início do jornalismo digital as empresas de mídia criaram sites quase idênticos ao seus jornais. Com o passar do tempo, entretanto, ficou claro que a internet era muito mais do que apenas ler. Hoje é possível criar mapas, incorporar entrevistas em áudio e utilizar infográficos para contextualizar dados sem saber nada sobre programação.

A única coisa que você precisa para produzir matérias mais interativas é tempo para aprender a lidar com diferentes ferramentas. Para ajudá-los nisso fiz uma lista com algumas plataformas que vão auxiliar a deixar suas matérias mais interativas e interessantes.

  1. StoryMap JS

Storymap é uma plataforma para produzir conteúdo baseado em geolocalização. O leitor vai caminhar por diferentes lugares de um mapa através do seu conteúdo.Você pode adicionar vídeos, imagens e comentários em redes sociais. Ele tem uma plataforma amigável, mas que às vezes trava. Não se preocupe: o programa salva automaticamente seu trabalho por e-mail.

  1. Infogr.am

Infhogran

Cada vez mais o jornalista tem que lidar com dados. Utilizar infográficos pode ser uma boa saída para contextualizar esses elementos para o leitor. O Infogr.am é uma das plataformas mais fáceis para se produzir infográficos. Existem uma versão gratuita (que é excelente) e uma paga.

  1. Timeline

Time line

Que tal produzir uma matéria contada a partir do tempo? O Timeline é uma linha do tempo interativa onde o leitor vai passear por períodos de tempo pré determinados com descrições sobre aquele momento específico da historia.

  1. Storify

Storify

Você também pode criar conteúdo guiado pelos comentários das redes sociais, através do Storify. Ele é bastante útil para matérias onde a reação das pessoas é um fator importante. Com ele é possível contar a história de um evento através dos comentários em redes sociais das pessoas que participaram, por exemplo.

  1. Giphy

giphy

Os GIFs são extremamente comuns em redes sociais. Você pode criar seu próprio GIF utilizando o Giphy. Existem várias formas de criar um GIF na plataforma. Uma dessas formas é só exportar um vídeo de até 10 segundos pra plataforma e o programa transforma automaticamente num GIF publicável.

  1. SoundCite

SoundCity

Que tal colocar som nas suas matérias? Com o SoundCite é possível colocar o som de maneira pouco invasiva no texto. Um trecho de uma entrevista, um pedaço de uma música, o som ambiente. Tudo isso pode ser usado pra dar mais cor a sua reportagem.

  1. Juxtapose

Juxtapose

Comparar imagens pode ser útil para mostrar as diferenças que ocorrem num espaço durante o tempo. No Juxtapose você pode comparar duas imagens quaisquer, como no exemplo acima.

  1. Storyform

Storyform

Storyform é uma das formas mais fáceis de você criar matérias interativas no seu site através de imagens, vídeos e layout moderno. Com ele é possível criar reportagens multimidia num layout muito responsivo de maneira muito parecida a que o NYT fez em “Snowfall”.

  1. Canva

Canva

Canva é uma plataforma para criar belos designs utilizando modelos pré-concebidos. Além disso ele também conta com formatos específicos. Muito útil para produzir imagens que ilustrem sua matéria nas redes sociais.

  1. Qzzr

Qzzr

Qzzr é uma ferramenta gratuita pra produzir um quiz. Nele é possível selecionar as perguntas e respostas e publicar diretamente nas redes sociais ou incorporar na sua página.

Obrigado se você leu até agora. Se você tiver alguma sugestão ou dúvida quanto ao uso de qualquer uma das ferramentas é só escrever nos comentários ou entrar em contato comigo pelo @isaacguerreiros. Obrigado. 😉

Comente

Comentários

  1. Boa lista! Eu incluiria também uma ferramenta que é muito útil para fazer as reportagens mais interativas: genial.ly Se gostam da interatividade e da animação nos infográficos, eu recomendo que experimentem. É muito fácil de usar e os resultados vão surpreender-vos pela sua qualidade e originalidade.

  2. Annalu Braga disse:

    Muito útil essa atualização que fazem no Reinventa, parabéns à equipe!

    1. elainenwzorek disse:

      Obrigada Annalu!! Passe sempre por aqui para conferir!