65 jornalistas participaram da primeira edição do REALIZE

Sim! A primeira turma do curso digital exclusivo para jornalistas foi um sucesso! 65 jornalistas, empreendedores e aspirantes à trabalhar pelos próprios sonhos, integraram o grupo. Profissionais de todas as regiões do país, de norte a sul, que buscam algo em comum. Eles querem realizar seus projetos, colocar em prática suas ideias, e encontrar um lugar ao sol neste momento conturbado da economia e de transformação da nossa profissão.

img-master-mind

Juntos encararam dois meses de intensos estudos, troca de ideias e experiências. Durante esse período puderam acessar as aulas do programa, na grande maioria em vídeo, e receberam a mentoria da idealizadora do Realize, a jornalista, empreendedora e especialista em marketing digital, Verônica Machado. O conteúdo fica disponível no Portal do programa e é composto por 5 módulos, alguns bônus e webinários (seminários online) especiais. Tudo pode ser acessado de qualquer lugar, basta uma conexão à internet.

portal-realize

A turma também ganhou uma comunidade secreta no facebook e um grupo no whats app, onde compartilham novidades, ideias, dúvidas, inseguranças e também discutem e fecham parcerias. Ou seja, além de todo o aprendizado ainda formaram uma rede de contatos que se ajudam e apoiam. “Pra mim o grande resultado, o que me deixa mais empolgada e feliz é a formação de uma rede. Eu não conheço uma rede tão engajada de jornalistas, tão preocupada e comprometida com o sucesso um do outro. Isso se sobrepõe a realização dos projetos”, comemora Verônica Machado.

turma-realize

Parte do grupo no encontro Master Mind, em Brasília, com Verônica Machado / Fotos: Paula Bittar e Arthur Cordeiro

Desses 65 jornalistas, vinte por cento foram muito engajados durante o curso. Um índice normal de envolvimento. E desse grupo engajado 13 projetos já estão no ar. Tem gente que teve mais tempo para se dedicar, mas tem  jornalista que concilia o aprimoramento com um emprego. Por isso, todos tem um ano para ver o curso, cada um no seu tempo. Se ao final de dois meses mais de uma dezena de projetos já estão no ar, imagine ao final de um ano! Veja uma amostra do que foi o encontro Master Mind (realizado no fim do curso), em Brasília, com parte do grupo.

O Programa de Protagonismo Digital para Jornalistas – Realize não é uma promessa de sucesso, nem uma receita de como ganhar dinheiro. Verônica faz questão de enfatizar que não há uma fórmula pronta e milagrosa. Ela oferece ajuda, conteúdo e apoio para colocar seu projeto no ar.

“Ninguém sabe direito ainda como ganhar dinheiro com conteúdo na internet, nem o The New York Times sabe! A promessa do Realize é Realize! Faça o seu, tire o seu projeto da gaveta, se inspire, vai lá e faz! Porque em geral ficamos só na promessa de semana que vem, mês que vem e não damos o primeiro passo para colocar o projeto no ar. E para ajudar nisso o Realize trabalha com ciclos curtos de feedbacks”, ressalta Verônica.

Um dos resultados que o projeto no ar deve proporcionar é reconhecimento, motivação e propósito. Aliás, os participantes que colocaram a ideia para rodar, já têm vivenciado isso. Uma das participantes por exemplo, por meio do projeto, conseguiu entrar em uma pós-graduação que sonhava. Outro jornalista está conseguindo monetizar o projeto por meio de cursos. Entre outros retornos positivos.

vc-e-fd

A vantagem da segunda turma é que os participantes já vão encontrar uma comunidade pronta e de braços abertos para recebê-los. “O curso está mais maduro e preparado, com gente cheia de experiências para trocar”, conta Verônica. Além disso, a segunda turma vai ganhar alguns bônus especiais, de parcerias com empresas como a Trakto.

vero

Verônica Machado / Fotos: Paula Bittar e Arthur Cordeiro

“O mais legal do Realize é que uma vez Realize sempre Realize. Não é que você vai lá faz o programa por dois meses e vai embora! Não! Você vai ter o direito de participar das outras turmas se quiser, se você por alguma razão não conseguiu acompanhar a primeira, pode fazer o curso em qualquer uma das outras turmas sem custo nenhum”.

A primeira turma também vai receber os vídeos atualizados e pode participar dos webinários especiais. “Então, essa comunidade só tende a crescer e se fortalecer. É um convite venha que nós estamos aqui”, convida Verônica. E lembre-se, “uma ideia não vale nada” – é preciso coloca-la em prática!

Quer realizar também? A próxima turma do Realize começa em duas semanas. Clique no link e saiba todos os detalhes desse programa incrível!!!

 

About The Author

ViRachinski

Inconformada com o conformismo...empenhada em evoluir...adora discutir, no melhor sentido da palavra. Filha de Ivo sábio e Diva guerreira, mãe de Francisco, só o nome já explica. Jornalista, montanhista e em busca de novas trilhas!!!

Comente