9 projetos de jornalistas comuns para conhecer e apoiar

Como muitos jornalistas mortais por aí, eles queriam realizar os próprios projetos! Trabalhar pra si, encontrar um sustento empreendendo ou simplesmente poder falar do que gostam, propagar o que acreditam! Ir além do emprego convencional. Encontrar alternativas para um mercado de trabalho em decadência.

Foi com esse propósito que esses nove jornalistas participaram da primeira edição do curso Realize. Um Programa de Protagonismo Digital para Jornalistas inteiramente on-line, que ajuda profissionais da comunicação a compreenderem os conceitos de negócio na internet, de mareting digital e de empreendedorismo. E aprender a usar as ferramentas desse mundo a favor de suas ideias. A união desse esforço já surtiu efeito, cada um está com seu projeto no ar. Alguns com dedicação total outros conciliando com emprego ou freelas, mas realizando!

Os projetos:

Jovem de 30

O nome já revela! Jovem de 30 é um canal no YouTube dedicado especialmente pra quem está na geração dos 30 anos. Mas, claro que não se limita a esse público, jovens de todas as idades são bem vindos. No projeto a jornalista Ariane Locatelli fala de família, relacionamentos, saúde, carreira, enfim, um pouco de tudo, e de uma maneira muito espontânea e divertida. Do jeito de alguém que está na fase dos 30 😉

 

Atitude Afro

fb-atitude-afro

Atitude Afro é o canal criado pela jornalista Evillyn Regis para compartilhar aprendizados e experiências, no intuito de empoderar a pessoa negra. Desta forma a autora quer contribuir para que o negro se torne “protagonista e não apenas tema”. Evellyn é o exemplo da mudança que quer, sofreu racismo na infância e quer tornar o mundo melhor do que isso. O meio virtual é só o começo, a jornalista quer expandir o projeto em uma sede física.

Clube do Português

A missão do Clube do Português é oferecer conteúdos valiosos e precisos sobre a língua portuguesa, para ajudar o leitor a se tornar mestre no idioma. E o detalhe é que o jornalista Pedro Valadares apresenta essas dicas de uma maneira muito objetiva, descolada e em diferentes formatos. Você o encontra em texto no site, em vídeo no youtube e também pode se inscrever no clube para receber a newsletter e tirar dúvidas de português.

 

e-release

e-release-site

Esta iniciativa é sinônimo de inovação no jornalismo! É um serviço de Assessoria de Imprensa Digital, criado pelo jornalista George Fernandes, que produz conteúdo jornalístico (release) com potencial para virar notícia. O diferencial é o serviço sob demanda, sem contrato ou custo fixo mensal. Uma alternativa pensada para pequenos empreendedores, empresas e marcas que também precisam divulgar seus produtos, mas não podem pagar grandes veículos de mídia.

 

banner-728x90-realize

 

Negócio de Mamãe

site-neg-mamae

Negócio de Mamãe é um projeto sobre autonomia materna. O canal criado pela jornalista, mãe e empreendedora, Chris Sacramento, é o experimento em si. Chris vive essa jornada dupla, por isso sabe exatamente do que está falando. Então, “nas horas empreendedora” produz e busca histórias inspiradoras e notícias sobre esse universo para compartilhar com outras mamães. Além de, cursos, eventos e ferramentas que ajudem a facilitar o dia a dia da mãe empreendedora.

 

Blog do Chicão

O blog do Chicão Somavilla é um canal sobre política. Oferece conteúdo local, de Pinhais no Paraná (onde vive o autor) e da região de Curitiba e também aborda a política no cenário nacional. No veículo de comunicação do jornalista Francisco Carlos Somavilla o leitor encontrará desde as últimas notícias da editoria a entrevistas com candidatos das eleições municipais e especialistas, como o professor e pesquisador da UFPR, doutor em ciências sociais, Elson Faxina (no vídeo acima).

oCiclorama

fb-ciclorama

Inicialmente a jornalista e escritora, Isabella de Andrade, criou o Ciclorama para compartilhar seus textos pessoais, poesias, contos e fotografias, já que é uma apaixonada pelas artes. Assim, descobriu que poderia unir suas maiores paixões – a escrita, a arte e a comunicação – divulgando e expandindo a cultura, principalmente brasiliense. Hoje o Cliclorama é um projeto para falar de arte na capital federal, mas que também permite ampliar o trabalho dela, e dos colaboradores do site, com a escrita, o teatro e fotografia.

 

site-zine

Fanzine – A Falecida é um blog criado pelo fanzineiro e jornalista Angelo Davanço para preservar e difundir a cultura das fanzines (revistas para fãs), mais especificamente A Falecida, lançada em 1991 e, que o jornalista ajudou a produzir. Ele também une a paixão ao trabalho, por isso optou por escrever para o público zineiro, que “é pequeno mas sabe o que quer”. Davanço também dá palestras e realiza workshops sobre o tema.

 

Portal Marte

site-portal-marte

O portal Marte, do jornalista Jonh Nascimento, é sobre a natureza, e como o homem se relaciona com ela “praticando esportes, viajando, fotografando, filmando, escrevendo ou simplesmente fazendo arte com o mundo”. O tema é abordado de forma leve por meio de artigos em texto, vídeos e fotografias. Além disso o portal também indica literatura e filmes relacionados a esportes e à natureza e serviços, além de divulgar eventos do gênero.

 

banner336x280-realize

Bacana ver gente como a gente, jornalista comum, realizando seus projetos não é?!? Se você também é como eles, tem o desejo de concretizar suas ideias, o Realize pode ser a peça que ligará sua vontade à realização.

Veja aqui a série de vídeos gratuitos do Realize para conhecer melhor a proposta.

 

 

 

post-9-proj

 

 

About The Author

ViRachinski

Inconformada com o conformismo...empenhada em evoluir...adora discutir, no melhor sentido da palavra. Filha de Ivo sábio e Diva guerreira, mãe de Francisco, só o nome já explica. Jornalista, montanhista e em busca de novas trilhas!!!

Comente