9 veículos independentes que você precisa conhecer

Já pensou quando a população se der conta de que pode ter acesso a (e preferir) um jornalismo independente, profundo e ético, que não se curva à anunciantes e ao poder? E para completar, o jornalista perceber que pode entregar esse conteúdo diretamente aos leitores, sem intermediários? Quando essas duas pontas estiverem diretamente ligadas…

Tem muitos jornalistas realizando esse novo modelo, são alguns desses casos de sucesso, já consolidados e também em construção, que compartilho com vocês. Para inspirar e também mostrar que sim, é possível empreender, jornalista. Sobreviver do próprio empreendimento.

 

A PÚBLICA

Print Aponte

A pública é uma agência de reportagem e jornalismo investigativo sem fins lucrativos, pioneira no Brasil. Produz por meio de financiamento coletivo e com o suporte de algumas fundações, comprometidas com o fortalecimento da democracia, o que permite realizar um trabalho independente. Você inclusive pode ser um doador e ajudar a manter o veículo. Precursora, a Agência Pública ajudou e continua a ajudar na concepção e manutenção de novos veículos independentes. Para a Pública “o jornalismo não está em crise – está em renovação.”

 

MARCO ZERO

Print MarcoZero

O Marco Zero Conteúdo é um coletivo de jornalismo investigativo que aposta em matérias aprofundadas, independentes e de interesse público. Sua linha editorial está voltada para três principais pontos: semiárido nordestino, urbanismo e relações de poder. Não recebe patrocínios de governos, empresas públicas ou privadas para manter a independência. Sobrevive com a colaboração e doações voluntárias de leitores e parcerias através da prestação de serviços para fundações e organismos internacionais.

 

PONTE

A ponte

 

A Ponte é um site de jornalismo independente sobre Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos. Foi fundado, com suporte institucional e estrutural da Agência Pública, por ex-profissionais de grandes veículos de comunicação. A produção, que conta com aproximadamente vinte jornalistas, é toda voluntária, ninguém é remunerado pelas matérias, porém tem o crédito publicado. Se quiser produzir para A Ponte, precisa enviar e-mail com a sugestão de pauta, para avaliação.

 

AFREAKA

Afreaka print

O Afreaka é um veículo independente que busca desmistificar o estereótipo da África no Brasil. Com notícias, educação e produção cultural, apresenta outros aspectos do continente africano. Uma África proativa, inovadora, positiva, com muitos exemplos a serem seguidos para tentar quebrar aquele preconceito atribuído à cultura africana e afro-brasileira. O site já conta com mais de um milhão de acessos e 70 mil seguidores nas redes sociais. Tem produção colaborativa, oferece serviços e também é aberto para anúncios.

 

REPÓRTER BRASIL

Reporter Brasil print

A Repórter Brasil é uma ONG criada por jornalistas, cientistas sociais e educadores para identificar e levar ao conhecimento público situações que ferem direitos trabalhistas e causam danos socioambientais no Brasil. O trabalho consistente desenvolvido pelo veículo o tornou uma das mais importantes fontes de informação sobre o trabalho escravo no país. A ONG tem suas contas analisadas por auditoria independente todo ano.

 

BRIO

Brio print

O Brio é uma plataforma especializada na produção de grandes reportagens, criada no ano passado. Sua proposta é produzir grandes histórias, contadas em capítulos, para arrebatar a atenção do leitor, lembrando folhetins antigos. O site acredita em narrativas aprofundadas ao invés da urgência diária do jornalismo, para cativar o leitor. A sustentabilidade do veículo deverá vir de assinatura paga pelos leitores.

FLUXO

fluxo print

O Fluxo é mais do que um veículo de produção independente de informação. Também funciona, no centro de São Paulo, como uma redação, estúdio, espaço de reuniões e encontros para profissionais da comunicação, que queiram explorar novas possibilidades para o jornalismo. Sem anunciantes, o fluxo busca sua independência financeira na relação direta com sua audiência. Não deixe de ver o criativo vídeo do fundador pedindo colaboração do leitor.

 

AMAZÔNIA REAL

AmzReal print

O Amazônia Real foi criado no final de 2013 para dar visibilidade às questões da Amazônia e seu povo. Produz um jornalismo pautado em grandes histórias das populações daquele estado, principalmente aquelas que têm pouco espaço e visibilidade na grande mídia, como índios e quilombolas. É uma organização sem fins lucrativos, sediada em Manaus, no Amazonas, que também tem o apoio da Agência Pública. Doações de leitores e de uma fundação mantêm o veículo.

 

TORCEDORES

Torcedores print

Torcedores é um portal de notícias esportivas de conteúdo colaborativo voltado para o futebol, mas que também tem espaço para outros esportes. Sua produção conta com mais de 500 colaboradores ativos, que escrevem para o site de graça, e uma equipe editorial profissional. Tem mais de 1 milhão de usuários diários nas redes sociais. Sobrevive de anúncios e matérias patrocinadas. Tem um mídia kit bem bacana.

Curtiu? Então comente, compartilhe e cadastre seu e-mail em nosso site para receber em primeira mão nossas novidades. Conhece alguma iniciativa bacana que não está na lista? Compartilhe nos comentários! Gratidão!

Se inscreva AQUI

 

About The Author

ViRachinski

Inconformada com o conformismo...empenhada em evoluir...adora discutir, no melhor sentido da palavra. Filha de Ivo sábio e Diva guerreira, mãe de Francisco, só o nome já explica. Jornalista, montanhista e em busca de novas trilhas!!!

Comente

Comentários

  1. […] 9 veículos independentes que você precisa conhecer […]