Mais de 90% da população consumiria jornalismo independente

A pesquisa, feita pelo Reinventa Jornalista, mostra um bom cenário para jornalistas empreendedores 

Sim, pode comemorar, pesquisa do Reinventa Jornalista sobre jornalismo independente confirma: a grande maioria da população consumiria conteúdo produzido por pequenos grupos de jornalistas, em vez de grandes empresas de comunicação! Isto significa que nós, jornalistas, temos um mundo imeeeenso de possibilidades para explorar! Era o aval que faltava para deixarmos o medo, a insegurança, a procrastinação, ou seja lá o que te segura de lado e ajudar a criar uma nova realidade para o jornalismo e para nós mesmos.

Entrevistamos para a pesquisa mais de duzentas pessoas.

O levantamento informal do Reinventa Jornalista foi realizado via internet e pessoalmente, entre os dias 23 de maio e 13 de junho. Destes cidadãos, mais de 90% disseram que sim, consumiriam jornalismo independente – quando o termo é definido como “informação produzida por um ou por um grupo de jornalistas não vinculados a uma grande empresa de mídia/comunicação”. Uma pequena parcela dos entrevistados disse que não confiaria em pequenos empreendimentos. Descobrimos outros detalhes importantes que você pode conferir na Pesquisa sobre Jornalismo Independente.

Qual o alcance da informação produzida e entregue pelo próprio jornalista?

Outro dado que apuramos é o conhecimento do público sobre o jornalismo independente já existente. Das 202 pessoas entrevistadas, 81 afirmaram não saber o que é Jornalismo Independente. E quando excluímos dos entrevistados os jornalistas o índice de desconhecimento é ainda maior. Confira os detalhes no relatório da Pesquisa e veja também os veículos de jornalismo independente mais lembrados pelos espectadores que conhecem o segmento. À primeira vista o resultado de nossa apuração pode soar como negativo, mas é exatamente o contrário. Se pouca gente conhece e menos ainda consome, significa que é possível expandir muito mais esse universo.

Na pesquisa também confirmamos que a maior parte da população se informa pela internet.

Criamos o Reinventa, em meio à falência da velha mídia, justamente para ajudar a pensar novos rumos para o jornalismo. Para discutir caminhos, ajudar colegas a desenvolver projetos próprios e principalmente criar coragem para tirar ideias do papel. Mas temos consciência da dificuldade que é mudar toda uma cultura, entranhada dentro de nós, como a do trabalho com carteira assinada, como o medo paralisante de arriscar algo novo. Por isso, pensamos em sentir a receptividade do público com o jornalismo independente e empreendedor, e com o resultado empoderar o jornalista.

Ideia jornalismo

Confira aqui o relatório completo

da Pesquisa.

 

About The Author

ViRachinski

Inconformada com o conformismo...empenhada em evoluir...adora discutir, no melhor sentido da palavra. Filha de Ivo sábio e Diva guerreira, mãe de Francisco, só o nome já explica. Jornalista, montanhista e em busca de novas trilhas!!!

Comente