A jornalista que fez da causa o próprio trabalho

Juliane Ferreira não precisava, ela sabe disso, ouve essa frase de parceiros, de amigos. Dona de uma bem sucedida agência de comunicação empresarial, a jornalista não ficou desempregada e tão pouco tem problemas com renda. Para nossos padrões, 2016 então, Juliane está acima da média, cumpriu sua missão, talvez pudesse até relaxar. Só que ela quer bem mais que uma empresa bem sucedida. Quer compartilhar detalhes, aprofundar a abordagem, de um aspecto do setor que ela atende e para o qual a mídia convencional abre pouco espaço: a sustentabilidade.

Assessorar empresas do setor de madeira e construção e produzir conteúdos para esses clientes, foi aos poucos despertando na jornalista uma paixão pelo segmento. Em meio a esse trabalho Juliane percebeu que os próprios empresários gostariam de fazer bem mais para informar a população e conscientizar sobre sustentabilidade. Eles queriam contar para as pessoas o que fazem na área, falar da importância das florestas e da madeira na construção. Mas, sempre encontraram barreiras para a causa.

cobertura-expo-madeira

Equipe Madeira & Construção na ExpoMadeira.

“Sempre foi muito difícil entrar com pautas sobre sustentabilidade na grande imprensa, a gente consegue emplacar bem na parte econômica, indústria, número de produção, exportação principalmente, mas sobre sustentabilidade e métodos construtivos não. O mercado de aço e cimento tem um lobby muito forte, é muito dinheiro envolvido”, conta Juliane.

Além disso, no último ano,  cresceu em Juliane a vontade de desenvolver um trabalho com mais propósito. Atenta, ela teve uma visão promissora! Percebeu que podia unir tudo isso: um assunto que domina, acredita, e que ainda estava desassistido pelo setor.  Da junção de tudo isso, de análises e perspectivas nasceu o Portal Madeira e Construção. Um veículo de conteúdo próprio, com a liberdade e a visão pessoal da jornalista.

site-madeira-e-construcao

Página do Portal Madeira & Construção

“Vi que era o momento de aproveitar o movimento do setor, que começou a se mobilizar para incentivar o uso da madeira em construções, e ao mesmo tempo a preocupação maior das pessaos com a sustentabilidade, dispostas a fazer diferente”, revela a jornalista.

lancamento-portal-033

Lançamento do Portal Madeira & Construção

O Portal Madeira e Construção é o primeiro canal de comunicação especializado na discussão sobre o uso da madeira na construção e já nasceu grande, com a aspiração de ser tornar referência no segmento. Produz conteúdo jornalístico e opinativo. Toda semana, pelo menos três vezes, exibe matérias jornalísticas relacionadas ao tema central, escritas e em vídeo. Conta também com dois colunistas fixos, que são referências no setor. Além de um guia de fornecedores, ou seja, um serviço para quem vai construir.

Ainda no início Juliane fechou sua primeira parceria comercial com a WWF Brasil, Ong brasileira comprometida com a conservação da natureza, para o programa Madeira é Legal. Desta cooperação o Portal da jornalista tem uma contrapartida financeira para produzir conteúdos relacionados à temas que a Ong apoia. Além de uma coluna fixa, com conteúdo definido e assinado pela WWF. O vídeo abaixo é um dos resultados dessa parceria.

“Nossa ideia é fazer novas parcerias nesse nível, em vez de anúncio que as empresas adiram a causa. Não busco parceria meramente comercial, a proposta é que possa associar a marca dela a uma causa, não apenas a venda, a faturamento”, afirma Julilane.

Fora o investimento da WWF e os colunistas colaboradores, o restante é todo por conta da empreendedora por enquanto. Antes de surgirem novas parcerias Juliane vai tocando o projeto com investimentos próprios. Para a produção de conteúdo, por exemplo, uma jornalista de sua agência de Comunicação dedica um tempo para o Portal. O que rentabiliza com o primeiro parceiro também reinveste.

entrevista-professor-uel

Equipe do Portal Madeira & Construção em ação

O projeto ainda não se sustenta totalmente mas tem um futuro promissor. O Planejamento de Marketing já foi finalizado e o Plano de Negócios está em desenvolvimento. Uma das atividades que o Portal vai desenvolver é a produção de conteúdo especializado para outros possíveis clientes do setor. Agora no fim do ano, por exemplo, a jornalista está fechando negociação com uma revista.

O apoio institucional que conquistou de Associações do setor, como lancamento-portal-001ABIMCI e APRE clientes na Assessoria de Comunicação, ajudam a dar mais visibilidade e projeção ao Portal. Outra iniciativa reconhecida no meio, a TecVerde, também divulga o Portal de Juliane simplesmente por acreditar e chancelar a iniciativa. E assim, a jornalista vai concretizando o desejo de deixar uma pegada mais leve em no planeta e ajudar outros a se conscientizarem também.

“A ideia é plantar uma sementinha para que as pessoas tenham informação, saibam que existem outras formas de fazer, que podem morar em uma casa mais sustentável, que gere menos resíduo na hora de construir e vai garantir um conforto térmico melhor. É isso, quero poder contribuir para que as pessoas tenham acesso a esse tipo de informação, que hoje não tem”, revela Juliane.

Juliane é formada em Jornalismo e pós-graduada em Comunicação Empresarial pela PUC – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Gostava de Comunicação Empresarial desde a universidade e começou a carreira em Assessoria de Imprensa. Trabalhou pouco tempo como empregada, logo fundou a própria Agência de Comunicação a qual se dedica até hoje, agora em conjunto com o Portal Madeira & Construção.

exposicao-da-marca-madeira-e-construcao_estande-abimci_lignum-2016

Portal Madeira & Construção na Expomadeira

 

About The Author

ViRachinski

Inconformada com o conformismo...empenhada em evoluir...adora discutir, no melhor sentido da palavra. Filha de Ivo sábio e Diva guerreira, mãe de Francisco, só o nome já explica. Jornalista, montanhista e em busca de novas trilhas!!!

Comente