Jornalista empreendedor – ela mudou de área, mas a comunicação ainda é seu grande trunfo

Um jornalista também pode ouvir a voz do coração

Engraçado como, quando estamos com o nosso emprego “garantido” e nosso salário creditado na conta todo mês não pensamos em novos desafios, não é?!? Está bom do jeito que está, afinal nosso mercado nunca foi fácil e ter um registro em carteira, ou às vezes nem isso, numa reconhecida empresa de comunicação não é para qualquer um! Essa é a máxima que nos ensinaram e repetimos como um mantra para a gente mesmo sempre que um pensamento inovador, revolucionário, “intrometido” ronda nossa “segurança profissional”.

Com a Patricia Thomaz foi diferente. Eu diria que ela está um degrau à frente, pelo menos da maioria, quando o assunto é autoconhecimento, respeito a si mesmo ou espiritualidade. Porque apesar de bem sucedida na carreira da comunicação social,  ela teve coragem e tenacidade para, ao contrário da grande massa, compreender seus anseios, repeitar seus sonhos e realizar aquilo que lhe completaria. Como isso foi possível? Patricia nunca se aquietou ou se acomodou. Enquanto atuava como jornalista da grande mídia estava refletindo sobre sua trajetória, seus sonhos e possíveis novos caminhos!

foto do caron

Por isso, na hora certa, deixou a carreira de repórter de tv, apresentadora, assessora de imprensa e até mesmo professora universitária de comunicação para cuidar diretamente de pessoas. E cuidar no sentido literal, de seus corpos, sentimentos e controvérsias, ajudando-lhes a ter mais equilíbrio físico e mental. Curioso, não? Completamente apropriado para um ser humano que tem consciência de suas verdadeiras necessidades, que quer deixar uma marca consistente neste mundo e escuta a sua intuição. Aliás, quando foi a última vez que você deu ouvidos a sua intuição?

Para entender na essência a história da Patricia é preciso primeiro recordar a profissional de sucesso que foi como jornalista. Ela conta que se realizou na carreira, em seus trabalhos como repórter, âncora de rádio, assessora de imprensa de grandes empresas e professora de comunicação em universidades como a UFPR – Universidade Federal do Paraná. Quem não se lembra daquela loura e linda repórter da Ric Tv Record, canal 7, com a voz doce e firme em reportagens ricas, que iam além do trivial?

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=_5A64REEKHM]

Patrícia sempre viu o jornalismo como uma profissão envolvente, que a ensinava e a desafiava diariamente. Mas ainda assim faltava algo pra que ela fosse completamente feliz consigo mesma. “Havia um desejo interno muito grande de ir além e buscar uma realização pessoal diferente”, revela Patrícia. Foi aí que ela passou a prestar mais atenção aos sinais de seu coração. Percebeu que apontavam para uma mudança de área, por algo que a transformasse de dentro para fora. Então, passou a observar o que poderia se encaixar nestes requisitos.

Durante alguns anos o Yoga foi para a jornalista um lazer, “um porto seguro”, como gosta de lembrar. Mas aos poucos, conforme sentia a evolução de suas buscas interiores, seus sonhos e ideais, percebeu que essa filosofia se ajustava perfeitamente no que pretendia realizar. Ela entendeu que a prática budista e hinduísta, que busca sintonizar corpo e mente, fazia o coração dela vibrar diferente, a motivava como nada tinha lhe inspirado até então. “Só esse passo já é desafiador, exige autoconhecimento, ousadia, coragem, desapego, planejamento e estudos. Isso não aconteceu de uma hora para outra”, alerta Patricia.

patricia2

Depois de captar o que sua alma ansiava, começou a planejar a mudança de rumo em sua carreira profissional. Um passo que, lembra Patricia, requer muita dedicação e preparo. Além, claro, de muita coragem, porque foge ao nosso padrão cultural, sempre orientado para o “emprego seguro”. Primeiro a jornalista fez toda a formação na nova área e iniciou dando aulas em escolas de yoga. Logo depois, abriu o próprio estúdio, onde hoje dá em torno de 15 aulas por semana.

Está feliz da vida, mas quer ir além! Quer compartilhar o que vive com muitas mais pessoas. Por isso, está desenvolvendo projetos de palestras e seminários empresariais. Não é sensacional? Agora, para completar, sabe o que faz uma grande diferença nessa nova jornada da Patricia? Sua sólida carreira como jornalista e comunicadora! Hoje, graças ao conhecimento e prática na profissão a jornalista tem preparo para cuidar de toda a comunicação do novo negócio.

patricia-thomaz

Foto: arquivo pessoal

É a responsável pela divulgação, do estúdio de yoga dela, das aulas e seminários que realiza. Isso inclui uma série de atividades, como os textos para o site, os artigos do blog, as redes sociais, os releases para imprensa, os panfletos que desenvolve. Sem falar na comunicação pessoal. “Percebo que a minha trajetória profissional contribui na habilidade de falar em público, no improviso da fala, na relação de empatia com o outro”, comemora Patricia.

Sabe como é o cartão de visitas do Stúdio Infinity? Então, confira nas imagens abaixo:

Infinitu-yoga-curitiba

Infinity-yoga-site

Além de empreender Patricia se atualizou, foi aprender também sobre mídias digitais. Fez cursos, fez testes na prática e chegou a conclusão que para o negócio dela o site e o facebook são os canais mais importantes. Foi um novo aprendizado para a jornalista “as mídias sociais têm um papel muito importante, mas é preciso compreender bem o potencial de cada ferramenta, a segmentação de mercado, os interesses e a linguagem do público para conseguir um bom retorno”. Ela também alerta sobre a necessidade de aperfeiçoamento e reciclagem constantes, devido a velocidade de transformação dessas mídias.

A jornalista está muito alinhada à nossa realidade quando utiliza as principais mídias digitais disponíveis. Além do site, e do facebook, a professora de yoga também utiliza o instagram e seu blog para levar conteúdo para alunos e potenciais novos alunos. Ela também já conseguiu mensurar que as duas ferramentas que mais dão retorno são os anúncios feitos na internet, pelo Google AdWords e o facebook. Muito sagaz, a jornalista tem consciência de que é preciso continuar atenta, pois dada a dinamicidade desses meios, amanhã isso pode não valer mais e uma nova estratégia terá de ser desenvolvida. Essa é outra grande lição que Patrícia nos dá em sua trajetória empreendedora: entender dos meios de comunicação atuais.

yoga-dance-facebook

Por fim, antes de compartilhar com vocês outros trechos interessantes da entrevista com a Patricia, preciso confessar que me emocionei ao ler o relato dela. Já imaginava, pela trajetória e pelos caminhos que ela seguiu, que era um ser humano incrível. Que escolheu espalhar o bem e ajudar a tornar esse mundo um lugar melhor do jeito que acredita ser mais eficiente. Só que ao ler e confirmar nas palavras dela as razões que a levaram, primeiro a escolher ser jornalista e anos depois a dar uma guinada na vida profissional e se tornar professora de Yoga, ela me encheu ainda mais esperança e admiração.

Ela, claro, escolheu com o mesmo intuito as duas profissões: “quando escolhemos a profissão de jornalista, temos um ideal interno, uma vontade de contribuir para a mudança do mundo. Engraçado que quando você escolhe o yoga também há o mesmo ideal”, diz Patricia Thomaz. É assim que acredito que o jornalista vai efetivamente conseguir ajudar a transformar esse mundo, como se propõe quando escolhe a profissão. Quando não der por um caminho, ou achar que pode fazer bem mais do que faz, ter consciência e coragem para buscar uma nova rota, pois existem milhares de possibilidades.

Mas para chegar a “esse olimpo” é preciso arriscar-se, sair da zona de conforto, acreditar, errar, porque as vezes você vai errar, tentar de novo e, principalmente, não desistir. Em qualquer área, mas com propósito, seja para te tornar alguém melhor, seja para tornar a vida de outras pessoas melhor. A Patrícia, além de uma grande jornalista é uma poderosa cuidadora de almas. Uma pessoa que ajuda outras, com todo o amor, a encontrar equilíbrio.

yoga-patricha-thomaz

Foto: arquivo pessoal

Click aqui e leia a continuação da inspiradora entrevista com Patricia Thomaz.

 
About The Author

ViRachinski

Inconformada com o conformismo...empenhada em evoluir...adora discutir, no melhor sentido da palavra. Filha de Ivo sábio e Diva guerreira, mãe de Francisco, só o nome já explica. Jornalista, montanhista e em busca de novas trilhas!!!

Comente